Posso embutir Instalações Hidráulicas na Alvenaria Estrutural?

De acordo com a NBR 15961-1:2011 (Alvenaria Estrutural – Blocos de concreto). item 10.2.1:

– “Não são permitidos condutores de fluídos embutidos em paredes estruturais, exceto quando a instalação e a manutenção não exigirem cortes”.

Ou seja, não recomenda-se embutir tubulações que contenham fluídos (água e gás por exemplo), pois na grande maioria das situações, caso necessário uma manutenção nestas instalações seria necessário realizar cortes para acessar a tubulação, danificando assim a estrutura.

O que fazer?

Recomenda-se as seguintes soluções possíveis, a ser determinada de acordo com as características do empreendimento:

a) Prever shafts (espaços destinados à concentração de prumadas hidro-sanitárias, elétricas e de telefonia. Com adoção deles, consegue se retirar parte significativa, quando não a totalidade das instalações hidro- sanitárias das paredes):

b) Prever enchimentos junto à alvenaria estrutural, em elementos sem função estrutural (blocos de vedação ou gesso por exemplo):

c) Verificar a possibilidade de paredes internas (entre banheiros por exemplo) ser prevista como “não-estrutural” (apenas com função de vedação), permitindo assim embutir as instalações hidráulicas nestas paredes:

A proximidade entre a cozinha, o banheiro e a área de serviço do apartamento é importante para racionalizar as instalações, garantindo o menor número possível de prumadas e shafts.

Visite: www.sommaengenharia.com.br

Curta: facebook.com/sommacalculoestrutural

 

Autor:

Eng. Rangel Costa Lage

Engenheiro Estrutural | Professor | Sócio-diretor da SOMMA Cálculo Estrutural

rangel@sommaengenharia.com.br

 

Artigo também no Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/posso-embutir-instala%C3%A7%C3%B5es-hidr%C3%A1ulicas-na-alvenaria-rangel-costa-lage/